Pilates substitui o RPG?

Dia do Abraço | Um abraço para uma vida melhor - AnaliaMed
Dia do Abraço | Um abraço para uma vida melhor
22 de maio de 2019
Dia do Gastroenterologista - AnaliaMed
Dia do Gastroenterologista
29 de maio de 2019
Pilates substitui o RPG? - AnaliaMed

O pilates é conhecido por melhorar a postura e tem se tornado cada vez mais popular, praticado por inúmeras celebridades. Por conter exercícios de alongamento e fortalecimento, ele pode substituir o RPG?

A resposta é não. ❌

Precisamos entender que são duas técnicas distintas de tratamento, com objetivos e resultados diferentes.

O RPG, ou tratamento por Reeducação Postural Global, é indicado para pessoas que tenham assimetria postural, desvios na coluna, como escoliose, cifose ou lordose, e outras enfermidades como bursites, ou pessoas que sofreram de lesões por esforço repetitivo ou hérnias de disco. Ele é focado no alongamento de músculos tensionados que causam alteração postural, devolvendo o alinhamento do corpo. Além disso, são feitos exercícios “parados”, isométricos, para realmente reeducar a postura, com fins reabilitadores e pouco estéticos.

Já o pilates, pode ser praticado para fortalecimento muscular 💪, equilíbrio e alongamento 🤸‍♂️. Sua prática é realizada com apenas o peso do corpo e a ajuda de aparelhos, para fortalecer músculos e melhorar o alongamento. Ele também resulta na correção postural, trabalhando o corpo todo, diferentemente do RPG que, na maioria das vezes, trabalha somente a área afetada. É bem indicado para pessoas que buscam fortalecimento muscular, melhora do desempenho cardiorrespiratório, consciência corporal e melhora da respiração. Outro benefício que o pilates pode trazer, é que sua prática envolve pouco impacto, protegendo e fortalecendo articulações.

Lembre-se, um não substitui o outro! Para saber qual é a prática mais indicada para o seu caso, converse com seu Fisioterapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *