Alimentação na gestação

Benefícios da Acupuntura - AnaliaMed
Benefícios da Acupuntura
20 de dezembro de 2019
Estrias na gravidez
Estrias na gestação
15 de janeiro de 2020
Confira dicas preciosas sobre alimentação na gestação.

Confira dicas preciosas sobre alimentação na gestação.

Alimentação na gravidez: o que pode e o que não pode?

Hoje vamos falar sobre alimentação na gestação, um assunto cercado de dúvidas e também de mitos. 

Grávida pode mesmo comer por dois? Esse é um deles, porque afinal de contas é um período no qual a mulher sente muita fome. 

Mas para manter o peso controlado e a saúde de mãe e bebê em dia a gestante não pode comer por dois, isso é um mito. Existe sim uma necessidade real de mais nutrientes para suprir o bebê, mas é um bebê! 

Então quais os principais alimentos que a mulher deve ingerir no período gestacional? 

É importante o consumo adequado de cálcio através do leite e de seus derivados para a formação óssea do bebê, assim como de ferro, com as carnes, ovos e leguminosas, também para evitar uma anemia. 

E o que deve ser evitado? 

Os alimentos açucarados; fritos em imersão, como batata frita que não tem valor nutricional; os industrializados, como salgadinhos, porque são ricos em sódio e podem levar a uma pré-eclâmpsia, e também a cafeína. 

O ideal é fracionar a alimentação em pequenas porções de 3 em 3 horas para não ter essa fome excessiva e um consumo excessivo de alimentos sem controle. 

É recomendado evitar carnes mal passadas pelo risco de contaminação com toxoplasmose e também de folhas, saladas cruas mal lavadas, então é preciso observar bastante o local em que vai consumir esses alimentos. 

O funcionamento do intestino na gestação também é muito importante. Já se sabe que a mãe influencia na microbiota intestinal do bebê, então é importante consumir verduras, frutas e legumes, além de uma ingestão adequada de água. 

Alimentos antioxidantes melhoram a qualidade da pele e na gestação e as frutas vermelhas em geral contêm esses compostos tão importantes. 

O controle do peso é também o melhor caminho para a prevenção das estrias e da flacidez pós-parto, por isso consulte seu médico ou fale com a gente para esclarecer as suas dúvidas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *